terça-feira, 28 de julho de 2009

Os filmes de Dragon Ball


Talvez eu esteja chegando atrasado com esse post, mas não pude deixar de comentar sobre o que seria os primeiros longas da série. Primeiramente devemos citar o mais recente, Dragonball Evolutions, visto que ainda está fresquinho e suas orelhas ainda estão quentes de tão massacrado que foi pela mídia e pelos fans que não curtiram a adaptação, depois partiremos para a análise do primeiro filme sempre ouvido falar, mas só mesmo tendo acesso fácil oferecido após a estréia de Evolutions; Dragon Ball Magic Bejins, filme chinês de 89 não oficial, amador ao extremo, que faz muitos cosplayers sentirem-se um Joel Schumacher, baseado no primeiro longa de animação, Dragon Ball, A Lenda de sheng Long. Fica aqui a análise de um apreciador da série que assistiu atentamente e com muita boa vontade aos três filmes









Dragonball Evolutions:




Adaptação: Embora tenha sido veementemente criticado, não escondo que não estou na lista dos odiadores desse filme. A única reclamação que tenho é que teve um tempo curto demais para um filme de ação, ainda mais se tratando de Dragon Ball, cuja histórias são arrastadas. Teve um quezinho de O Monge A Prova de Balas, ficou uma adaptação ´´mais Holywoodiana e caça níquel impossível``, mas até que é legalzinho. Ainda não se especula uma continuação sendo ele crucificado pelos fans do mundo todo, o que é uma bobagem, pois cinema é diversão e quem gosta curte até um bom trash, mesmo que desde o princípio seja pretencioso. Não dava para esperar que um filme americano fosse literal ao pé da letra com a obra de Akira Toriyama, quem via a divulgação já imaginava isso. Acredito que ouve até uma boa vontade em querer dar uma dose de realidade à vida fantasiosa reinante no anime, a começar pelo cabelo do protagonista, embora estilo característico dos desenhos, quem nunca se perguntou porque ele tinha aquele cabelo espetado que nunca mudava mesmo com o passar dos anos? Goku com certeza não tinha gel no cabelo visto que no desenho vivia na selva e nunca foi vaidoso a esse ponto, mas no filme meio que explica quando ele tenta ajustar com o pente os fios rebeldes debaixo de um gel ao se arrumar para a festa da Chichi, por quem ele é apaixonado, em sua enorme mansão (que sabemos que é o castelo do rei Cutelo), e o cabelo simplesmente desobedece, como tendo vontade própria, voltando à sua posição original. Ou seja, o cabelo do Goku tem vontade própria(!) que ele não controla e não deixa assim simplesmente porque gosta, talvez característico da raça, sei lá, uma boa sacada que os fans reclamões também não valorizaram.

Lord Piccolo

Figurinos: Como toda adaptação de quadrinhos e animação que vão para as telas, as roupas dos personagens também não devem ser exatamente as mesmas, é só lembrar de X mem, que usavam todos o mesmo uniforme de batalha diferente dos quadrinhos, que cada um tinha o seu traje especial. Mas os fans reclamões, mais uma vez, não gostaram. Tá certo que eu não imaginava o Goku como um mauricinho, muito menos que tivesse instrução e contato humano por toda sua vida, mas nem tudo é perfeito. Justin Chatwin talvez fosse um pouco mais magro do que imaginávamos para o herói principal, mas se houve a preocupação até com o cabelo, que dentro do possível ficou igual ao Goku que estamos acostumados, acho que não temos muito do que reclamar. Até seu tradicional traje de luta que ele estreeou na saga do torneio está ali presente. Quanto ao mestre Kame também não tenho nenhuma reclamação, o ator é querido e muito lembrado por seu papel em Piratas do Caribe, também é carismático e a cara dos mestres bonachões de filmes de Kung Fu e ainda usava a camisa florida característica do anime, sendo até difícil de acreditar que os fans criticaram o fato dele não ser um velhote careca de óculos de sol e que usasse um enorme casco de tartaruga nas costas. Pode? capaz até de terem achado ruim a tartaruga mascote não ter dado as caras. Hunf.



A Bulma tá uma gatinha no filme, a atriz não podia ser melhor escolhida. Adorei. Inclusive as roupas que usava, os veículos doidos, as armas e o radar das esferas, todos presentes e de acordo com a realidade do anime. Só não tinha o cabelo azul, como não podia ser diferente, mas mesmo assim foi pensado numa solução para o cabelo lembrar ao que estamos acostumados, a mecha azul que ela exibe nas madeixas. Também nada contra lembrando que a patricinha que ela sempre foi poderia muito bem usar o cabelo desse jeito. Alguns personagens, porém, estão bem diferentes do que o esperado, como é o caso do Yamcha, que está loiro no filme, sem a companhia de seu lacaio Pual, não luta e é bem menos timido com as mulheres. A ausência de alguns personagens, inclusive, não chega a incomodar (por exemplo, é difícil de imaginar qual seria o encaixe de Oolong na narrativa), mas acho que não seria nada mal se Yamcha tivesse um companheiro de trambiques no deserto.



A gatinha Bulma tá muito linda nesse filme!



Yamcha, o larápio do deserto


Ambientação e semelhança com o anime: Como sabemos, o mundo onde se passa as aventuras de Dragon Ball não é o planeta terra. Nele, humanos e alguns animais convivem como sendo da mesma espécie, e é comum encontrar as maiores feras andando normalmente pelas ruas. Invenções super avançadas e veículos altamente modernos também estão sempre presentes. Enfim, o reino de Dragon Ball é como o reino de Etérnia de He man, onde pré história e futuro convivem lado a lado. No filme é retratado um ambiente futurístico, mas com umas belezas rústicas e históricas, como as casas ao estilo oriental, de onde afinal vem a mitologia do anime. Quase todos os colegas de Goku tem carro importado e são ricos, mestre Kame vive numa cidade futurística, e na célebre cena em que a Bulma e o Goku procuram pelo mestre Kame ele detona uma enorme cocha de frango e oferece um pedaço para ela, que rejeita, nos remetendo a gulodisse tradicional de Goku. Ainda quando Son Gohan estava vivo, ele preparava para o neto um jantar de aniversário, um prato tipo assim, enojante, algo que lembra aves com pata e tudo que ele comia de uma maneira insalubre, também outra referência ao anime, lembrando que Goku e seus colegas ao longo da série estão às voltas com ´´canibalismo`` de animais nojentos.

Mestre Kame em Mágic Bejins, acima, e em Evolutions, abaixo.




É claro que algumas alterações foram feitas, é típico de qualquer adaptação cinematográfica. Mestre kame mora na cidade, o avôzinho de Goku o acompanha em vida até seus 18 anos e é morto por ninguém menos que Lord Piccolo, Goku não tem rabo, nao tem o bastão mágico e muito menos a nuvem voadora, já iniciando suas aventuras com a idade que teria em Dragon Ball Z. Mas a perverssão sexual do velho tarado e pedófilo Kame é lembrada, como na vez em que Bulma encontra algo como uma revista de garotas de biquini nas coisas dele quando este procurava por uma esfera, e quando ele dá um apertão na moça ao montar na garupa de sua moto, sendo repreendido ameaçadoramente. Outra referência são os colegas de Goku o chamando de macaco, o que achei bem realista, pois nos dias de hoje que a juventude é mais maldosa, quem não implicaria com um rapaz que vivesse no meio do nada tendo como companheiros os animais da mata? Mas para o primeiro filme da saga, se é que vai ter um segundo, até que não vai nada mal, levando-se em conta que seria uma reprodução da primeira fase do mangá e do anime, onde o foco principal é a busca de todos pelas esferas, inclusive dos ameaçadores vilões, onde não se contaria com a presença de personagens ilustres como Kuririn, que certamente estaria na próxima continuação tendo sua participação já estimada quando Goku encontra Chichi em um terreno onde se treinava para competições marciais. É esperar para ver.

Vilões: O cargo dos vilões fica por conta do poderoso Lord Piccolo e sua escudeira Mai, embora o primeiro vilão de Goku no anime não seja ele, e sim o Imperador Pilaf e seus ajudantes, o cachorro medroso Shu e a humana Mai. Mas seu primeiro vilão de peso sem dúvida foi mesmo Piccolo, que deu muito trabalho para o rapaz e seus amigos. Mai, porém, está presente no filme como ajudante de Piccolo, com uma roupinha mais fashion, mais sexy e mais ameaçadora, que até luta, em vez da simples larápia que ela era. Inclusive ela agora é uma metamorfa, ou seja, assume a forma das pessoas quando quer passar a perna, habilidade de Oolong e Pual que tiveram seus tapetes puxados no longa. Talvez essa mudança de Mai fosse uma estratégia dos produtores para aproveitar esse elemento da série que não podia ser deixado para trás e ao mesmo tempo lembrar a saga original. Quanto a caracterização de Piccolo, achei que não podia ter sido melhor. A cor lembra muito do anime, o visual, enfim, gostei. As cenas de luta que não foram essas coisas, mas o conjunto da obra tá ok. Vou torcer para o próximo,e que dessa vez seja mais longo e melhor. Será que aparecerão Vegeta e os Sayajins? Só mesmo esperando para saber.


Dragon Ball Magic Bejins:



Adaptação: Este é um filme ´´pirata`` de Dragon Ball, ou seja, foi feito sem autorização do criador e dos detentores dos direitos, tanto que todos os personagens estão com nomes trocados, por exemplo, o Goku é chamado de Monkey Boy, e por aí vai, mas a gente entende quem é quem. A história é mais fiel ao anime do que o Evolutions embora conte com algumas alterações. Oolong, mesmo sendo o tarado de sempre e já aparecer no filme em formato suíno, com a cara muito mais assustadora que na versão original, passa quase o filme todo em formato humanóide. Um ponto positivo para seu personagem é ter mantido a característica de poder se transformar no que desejar, mesmo que fazendo uma coreografia rídicula para isso, e a cena histórica do mangá e anime que ele tenta se tranformar na Bulma pela primeira vez e erra a mão, tornando-se primeiramente uma cópia mal feita e carregada de gordura, nesse caso, o próprio ator de roupas femininas e peruca.



O interessante nesse filme é que, pelo fato de ser um filme chinês, os personagens tem os olhinhos puxados que sempre imaginei que eles teriam se fossem de carne e osso, já que o desenho é japonês. Goku poderia ser uma excessão, já que ele é um sayajim, mas tal como os outros também tem a carinha de japinha (mais um motivo para ter gostado do Goku de Evolutions, sendo que apenas ele e Bulma não tem feições orientais). A história conta com um Goku criança mantendo as raízes conversando e brincando com os animais, caçando e vivendo com seu avô, que se mantém vivo até o filme acabar. Particularmente não gostei desse Goku, muito meno de seu cabelo, mesmo acreditando que os produtores se preocuparam em mante-lo próximo do original ao deixá-lo sempre alvoroçado. Son Gohan é um velhinho feinho e que ainda usa óculos. O grande vilão é o imperador Pilaf, que está ainda mais assustador e monstruoso que no desenho, e seu visual ´´monstrengo de borracha`` nos faz lembrar dos monstros de produções como Changeman e Jaspion. Como seus capangas, no lugar do que seria o Shu é um homem de roupas futurística (parece um andróide), de óculos escuros e carrega uma pistola, e uma moça que provavelmente seria a versão loira da Mai, que também usa uma arma (dizem que esse filme foi baseado no primeiro longa de animação de Dragon Ball, e de fato leva umas semelhanças, inclusive Pilaf estando mais garboso do que o normal, até mesmo a menina indefesa perseguida por Oolong que se torna uma das personagens principais).



Ambientação e semelhança com o anime: As esferas do dragão são simples bolas de vidro com as estrelinhas dentro, parecendo que foram compradas em uma loja de 1,99, o que é aceitável para um longa de baixo orçamento e não oficializado. As externas são simples, mas bem elaboradas, paisagens abertas, e se o filme peca pela ausência de bons efeitos especiais compensa com cenas de luta, que não falta e são até melhores que as de Evolution, muita porrada e pouca explosão colorida, como nos melhores filmes de Kung Fu chineses.

O visual dos aparatos tecnológicos de Bulma se perderam nesse filme, ela dirige um jipe normal e seu radar das esferas é um troço muito do sem graça. A Bulma, aliás, está bem sem gracinha nesse filme. Yamcha usa uma roupa que não tem nada a ver com a original, uma roupinha escrota com capa, seu cabelo está curto e o que é pior, o Pual é um papagaio branco(!) como nem tudo é imperfeito, Yamcha mantém sua timidez incontrolada de mulheres e mantém seus chiliques bem próximos ao do original, e luta que é uma beleza. Para compensar o fato de Pual não se transformar nas pessoas, ao menos pode copiar suas vozes, foi o que ele fez para sacanear Yamcha, fazendo-o pensar que a Bulma estava próxima e se desesperar. hahahaha, papagaio sacana esse. No fim das contas até que a idéia ficou bacana, Yamcha ficou parecendo um pirata do deserto com seu mascote no ombro. Mestre Kame foi retratado como um velho caquético, que anda manco e com uma voz ridícula, mas sua vestimenta, inclusive o casco de tartaruga estão presentes, só faltando a barba. Continua taradão e tá parecendo até um maluco, lembrando o Jeremias do ´´se eu pudesse matarra mil`` de tão caricato que ficou. Só não tinha a tartaruga marinha para lhe fazer companhia. Chichi também não dá as caras nesse filme, que também conta com outro absurdo, como o fato de Oolong ter uma esfera do dragão guardada com ele.

Oolong & Yamcha


Efeitos especiais: No começo do filme é só explosões, ataques e fugas de um vilarejo ameaçado pelo exército de Pilaf que atacam com suas naves (parecendo navezinhas de minigame) em busca das esferas. As destruições e fugas em massa de um povo inocente parece ser mais uma influência de séries como Changeman. Ao menos as explosões são bem feitas. Goku mais uma vez não tem rabo, mas possui o bastão mágico (que realmente cresce) e a nuvem voadora se faz presente, desde o momento que ela despreza seu criador Kame por este ter uma mente maliciosa. Até que para o desenvolvimento da nuvem dourada e gasosa os produtores deram uma dentro, ainda mais fazendo Goku voar em cima dela, o que seria difícil considerando a problemática técnica do longa. Em um determinado momento Oolong se transforma em um morcego de desenho animado, em uma técnica muito usada até o começo dos anos noventa. No final, um Sheng Long cintilante surge e realiza o desejo da mocinha indefesa, outrora perseguida por Oolong, de restaurar a paz em sua vila.

A galerinha do mal: Piccolo e Mai, acima, e Pilaf e seus capangas, abaixo.




E assim é o longa que pega emprestado personagens desse seriado fantástico, não acho nem pior nem melhor do que o Evolutions, para quem tem senso de humor e curta um filme trash sem compromiso, é só procurar e tentar baixar que você acha.




Seria muito bom que fans brasileiros fizessem sua primeira versão de Dragon Ball com grande elenco e um mínimo de esforço, cacife a gente tem para isso. Mas não aquelas apresentações de Cosplay toscas que a gente tá cansado de ver no Youtube. E que venha mais adaptação de longas de Dragon ball, toscas ou não, o que vale mesmo éa diversão, alguém concorda?





Mas não pára por aí





Poucos dias atrás encontrei informações de um filme coreano de Dragon Ball. Para quem não sabia nada a respeito, aí vai o link de umas fotos para você morrer de rir.

http://www.my-forum.org/descripcion.php?numero=156199&nforo=59050


Fucei aqui, fucei ali, e nada de achar o bendito para download. Se alguém souber onde posso achá-lo não se esqueçam de me avisar. Por favor.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...