sábado, 17 de dezembro de 2011

Estilista de Papai Noel

Sabe como é essa época natalina, o que vemos de Papai Noel espalhados por casas, vitrines de lojas, pendurados nos prédios, no shopping e em qualquer lugar por aí não é brincadeira. Só que alguns, aliás a maioria, é de uma excentricidade absoluta. Parece que ninguém se interessa em caprichar muito na concepção dos bonecos de Papai Noel, mas quem se importa né? Afinal, Papai Noel é Papai Noel e sua intenção é alegrar o natal de todo mundo. Sem contar os bonecos de neve, trenós, renas e duendes, mas isso vamos deixar pra lá, sem a menor chance de dar uma pitada de brasileirismo nessa mitologia glacial. Fiz uma seleção de algumas miniaturas pitorescas que encontrei por aí nesses últimos dias e vamos fazer uns comentários ácidos. 

Que eu saiba, só o Rudolf, a rena do Papai Noel, tem nariz vermelho. Essa cara de pinguço aí, essa bengala doce na boca, faz parecer que esse Papai Noel andou chapando. E o fato dele estar encostado só piora a situação. É um Papai Noel inflável, original, mas mete medo nas criancinhas que talvez preferissem não receber uma visita dele no meio da noite. 



´´Papai Noéis`` fofinhos, mas não muito tradicionais. Sua roupa é sempre vermelha, não azul, preta... E pelo que saibamos, Papai Noel é um só. Esses estampam a vitrine da Confeitaria Colombo.

Putz, esse Papai Noel aí é gigante. E o pior, só as suas pernas são compridas, parece até o Senhor Fantástico, com o dom de esticar partes do corpo. Bizarro. E a barba de cachinhos também é a maior comédia.

Papai Noel fofinho, simplezinho, tipo aqueles que ganhamos no Jardim da Infância. Não quero falar mal dele.

O que esse aí faz pendurado? Tá entrando num helicóptero em movimento? Está em fuga? Está sendo resgatado? Parece tudo, menos que está entrando na casa de alguém para distribuir presentes. E o pior é que esse Papai Noel é grandão. Se não fosse época de natal, as pessoas e assustariam.

A barba desse é grandona e redonda, parece o dr Light do Mega Man. Fica grudado no vidro. Até que é bonitinho, não tem nada de bizarro.

Também tem a barba com cachinhos, o que acho muito engraçado. Inclusive a desse é caprichada, cobre o corpo todo. Talvez preguiça do fabricante de fazer o corpo e a roupa. O gorro também não tem nada a ver. Ele até parece aquele maluco que tem barba de tentáculos do Piratas do Caribe.

Esse Papai Noel achei caprichado, com muitos detalhes, óculos, e a tendência atual de barba de cachinhos. Os fabricantes estão de parabéns.

Papai Noel de pelúcia, gordinho, que quem mais vai gostar são as crianças. Só para marcar presença nessa época natalina e enfeitar vitrine. Também tem o nariz vermelho. Peca pela simplicidade. 

Ah, esse é o melhor de todos. Se eu tivesse que dar uma nota azul, dava para esse Papai Noel grandão aí. Do tamanho real de uma pessoa, ele canta e dança, acredita? Até filmei, em breve vou pôr um vídeo dele para vocês verem que é verdade. Gasta uma energia boa, afinal, ele passa o expediente todo da loja cantando e dançando, mas como é época de natal, acho que podemos perdoar. 

Papai Noel fofinho do escritório de mámli, tem a barba revolta e o que chamamos de ´´QL`` (sabe aquelas minas que chamamos de quadril largo?) Fica penduradinho no vidro.

Outro de pelúcia. Na mão tem uma etiqueta que avisa que se apertar ele canta, dança, ou algo assim. Parece que a roupa é feita de lã de ovelha, aliás, a barba também. Cadê os ecologistas xiitas que não vêem isso aí?

Esse aí é bem fofinho, lembra até o Tintin dos desenhos animados. O grosso da roupa vermelho e os detalhes verdes não combinam bem com o Papai Noel verdadeiro ´´inventado pela Coca Cola``, mas é fiel mesmo assim. O rosto pode ser simples, mas os detalhes nem tanto. 

O que dizer desse aí? Parece alguém famoso na sacada de um hotel querendo se mostrar para o público... ou um carente depressivo ameaçando se jogar. Até que é bem feito, mas esse exibicionismo não combina com o Papai Noel. E vamos combinar que ele fica aí pela parte do dia também, e nosso querido papai Noel é uma figura noturna. 

Esse eu achei a cara do Dumbledore. Gostei do sininho na mão dele, adereço que falta na maioria dos papais noéis. Só tem um probleminha, ele está sem luva, os fabricante não podiam esquecer esse detalhe.

Já vi Papai Noel de barba de cachinho, mas esse é demais. Barba de fazer inveja ao Urtigão de tão longa, botas de sete léguas, inexpresivo, mãos sem luvas e sem dedos... Não dava pra trocar esse Papai Noel por um boneco de neve não?

Esse é um Papai Noel? Com essa roupa e esse chapéu pontudo? Ah, entendi. Ele ficou até tarde na oficina de brinquedo trabalhando que mandou um funcionário anão ferreiro para representá-lo na vitrine da loja. 

E para você, qual é o tipo de Papai Noel preferido? Se você é que nem eu deve sacar que independente do Papai Noel, o ideal é celebrar a festa da maneira mais proveitosa possível, sem necessidade de presentes caros, apenas o bom e velho espírito familiar de união. Uma cerveja, pão na mesa, muitos amigos e estamos na moral. Feliz natal para todos que estão lendo isso aqui.



Um comentário:

Pri disse...

Kkkkkk, adorei! Ri muito com os comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...