segunda-feira, 12 de março de 2012

As Aventuras de Tintim

Matéria minha publicada na revista Mais Mulher de fevereiro/ 2012
As Aventuras de Tintim

Animação para todas as idades


O cinema estava mesmo devendo uma adaptação desse eletrizante desenho dos anos 90. Quem é que não lembra do jovem repórter topetudo e de seu fiel mascote Milú, dos personagens carismáticos e das enrascadas em que se metiam, tudo desenhado em traços fofinhos, mas que sempre nos conduzia em mirabolantes aventuras nas noites da TV Cultura? Spielberg foi o encarregado em dirigir a aventura de Tintim para as telas, e para sua continuação já tem outro nome confirmado, Peter Jackson (O Hobbit), enquanto ainda não foi confirmada a direção da terceira continuação, muito provavelmente será James Cameron (Avatar) se houver resposta de público para isso, mas no que depender de boa animação e qualidade do roteiro, as continuações estarão garantidas. Ainda em animação, mas dessa vez bem mais elaborada, considerando que a série de TV data do início dos anos 90 e ainda baseada nas tirinhas do autor belga Georges Prosper Remi, criador do personagem, já no início do longa vemos uma brincadeira de comparação entre as duas composições do personagem, quando um artista de rua faz uma ilustração do rosto de Tintim. Na mesma feira onde trabalha o desenhista, o intrépido repórter se encanta com uma miniatura de galeão disputadíssima por dois homens, o que chama sua atenção. Dentro dela nosso herói descobre um cilindro contendo a chave do segredo de Licorne, o imenso galeão que esconde mistérios de uma valiosa fortuna. Com a ajuda do capitão Archibald Haddock (na voz de Andy Serkis), personagem clássico de As Aventuras de Tintim da série e dos quadrinhos, alcoólatra e companheiro de aventuras do repórter investigativo, que a meu ver é um personagem até mais interessante que Tintim, rabugento, bêbado e às vezes muito burro, porém corajoso, companheiro e cheio de lições de sabedoria, Tintim vai atrás do tal segredo que só é revelado com a junção de três pergaminhos, se metendo em mil e uma confusões pelo norte da África, onde se desenvolve a aventura.










O filme é bem fiel à animação, para nenhum apreciador dos desenhos antigos reclamar. Além de Haddock somos agraciados pela presença da dupla de detetives atrapalhados Dupond e Dupont, irmãos gêmeos idiotas que perseguem um batedor de carteiras pelas ruas, uma subtrama cômica que entre outras coisas é usada para complicar ainda mais os planos do topetudo de desvendar o segredo de Licorne. Milú, seu cão companheiro, também está bem caracterizado, arrancando gargalhadas e ajudando a desenvolver a narrativa como pode, sendo aproveitado em detalhes pequenos, mas de fundamental importância para o decorrer do filme (é ele quem derruba a miniatura do galeão revelando um cilindro escondido ao perseguir um gato). Até a cantora italiana de ópera Bianca Castafiore (na voz de Kim Stengel), desafeto de Haddock na animação está no longa. É o tipo de filme que os pais morrem de vontade de assistir e usam os filhos como desculpa para irem ao cinema, já que dês de o desenho animado é um personagem atraente aos adultos, lembrando os gibis inteligentes da Disney. Talvez as crianças gostem menos, por não ser um personagem de sua época e pela influência dos desenhos de hoje em dia, que exibe muitas cores, violência e galhofa não as deixando raciocinar ou ter noções de sobrevivência. Minha única queixa foi o fato de Tintim empunhar armas, essa seria uma tarefa destinada ao capitão Haddock, seu fiel escudeiro.

As Aventuras de Tintim de longe supera a recente adaptação de Sherlock Holmes, Missão Impossível e outras pérolas do cinema de aventura pipoca atual. Chega honrando filmes clássicos como Indiana Jones e As Minas do rei Salomão, além de provar mais uma vez que uma boa animação pode sim ser considerada um grandioso filme para toda a família e que vai mais longe ainda, apesar de muito crítico desinformado considerar animação como filme unicamente infantil, botando obstáculos para que não sejam merecidamente reconhecidos. Utilizaremos aqui um ditado de Haddock ´´Se uma parede se opor em seu caminho, a atravesse.`` E será sim atravessada.

Leia também:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...