segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Terra dos Meninos Pelados





Tudo bem, é uma obra infantil esquisita pra caramba. Não só pelo título um tanto quanto pedófilo ou de filme pornô gay, mas pela historinha e seus personages. O livro foi lançado por Graciliano Ramos no final dos anos 30 e adaptado para um seriado de quatro episódios na Globo no finzinho de 2003 e começo de 2004, que contava a história de um menino chamado Raimundo que não tinha cabelos e seus olhos eram um de cada cor, sendo assim vítima de bullying. Cansado dos maltratos dos colegas de Quadrangular, cidade onde mora, começou a idealizar um mundo onde as pessoas eram iguais a ele, onde tinha amigos, onde ninguém tinha cabelo na cabeça e os animais e as plantas falavam. A história pode até ser bonitinha, mas os meninos do seriado pareciam até as crianças de hospital do câncer que dão um dó danado na gente. Quem sabe foi escrito pensando nisso, que uma criança pode ser dona de seu próprio universo des de que não ligue para a diferença na qual convive e mande às favas coleguinhas preconceituosos, de repente o autor já vivenciou ou presenciou situação parecida, incluindo aí doenças graves. Mas era impossível não imaginar o protagonista como vítima de um quadro de câncer, e imaginar a historinha de Raimundo com seus amiguinhos únicos é de fazer qualquer adulto derramar lágrimas, quem dirá uma criança. É a história infantil mais triste que já conheci, não pelo fato de Raimundo não ter cabelo na cabeça e ter um olho preto e outro azul, mas por, inevitavelmente, ter a mente direcionada para as crianças que fazem quimioterapia, por mais que alguém tente convencer que o autor não pensava nisso. 
Esse seriado me veio à mente ao assistir ontem no Pânico na Band a moça que raspou a cabeça visitando um hospital que tratava de câncer infantil ao lado de Sabrina Sato, isso porque a partir do seu novo visual e da situação que protagonizou tendo suas belas melenas raspadas em rede nacional foi gerada discussão na Internet e até mesmo na mídia impressa se isso era correto ou não, já que tocando em miúdos ´´embarangaram`` a moça, e o programa se aproveitando da situação e ao mesmo tempo tentando contornar as indignações quiseram passar uma pseudo lição de moral ao mostrar um médico repetindo o discursso que provavelmente não cansava de repetir às crianças, ´´uma pessoa sem cabelo é mais bonita do que com, já que assim dá para ver seu rosto tal como realmente é, livre de molduras que só servem para enfeitar mas que não acrescentam nada``. Claro que ele não disse com essas palavras, essa fala bonita é minha, mas o conceito é o mesmo. Eu até concordaria com ele se não achasse que beleza, ao menos numa mulher, é importante. Não que os cabelos transformem qualquer mulher numa gata, mas é uma arma de bastante poder de sedução.
O Raimundo da historinha, mesmo aparentemente um garoto triste, é espirituoso pacas, em vez de idealizar um mundo no qual era igual todo mundo, preferiu um em que todo mundo era igual a ele, e para mim isso o torna menos coitado.
Resumo da ópera, é uma história infantil, mas acabou passando lição de moral para mim também. Eu tava aqui todo infeliz só porque estou tendo problemas de calvície, vê se pode.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...